segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

1 ano e 7 meses - A Fala


Oii Mamães,
Aí que começa minha grande preocupação e um tormento de ansiedade aqui em casa .
Ouvir a voz do Gabriel.
Biel anda muitooo Preguiçoso e só fala  o básico do básico , mama, mamá, agu, pai e rua .
balbucia bastante e se estressa falando o bebenês que ninguém entende e ele fica bravo.

Pesquisando muito , o que me preocupou mais ainda como mãe de primeira viagem , esta fase o criança teria quer ter um repertório de umas 50 palavras, ou seja, mamãe Dai entrando em pânicooooooo totalllll .

Será que tem algum problema tanta demora ?
E a família também não ajuda né , sempre tem um para falar : Ué Biel não fala ? Você não estimula ? Você faz muita vontade dele menina !

Então vamos lá : Fui em fono e na pediatra , conclusão , Biel é perfeito só é um pouco preguiçoso , pois já percebeu q se apontar tem tudo o que quer , um grande erro de pais de primeira viagem , ceder , para não ouvir choro e pirraça , kkkkkk

depois de 2 meses de muito estímulo, musiquinha com papai e mamãe , Biel está ficando ótimo, falante q só ele , algumas palavras emboladas , mas normal , nada que me assuste novamente.

Então mamães : Tenham paciência e não se afobem , cada criança tem seu tempo de evolução , o processo da fala não é facil , por isso é tão demorado ;) , estimulem seus pequenos , essa será sua maior tarefa.


Dicas: 

Soltando o verbo

O vocabulário de uma criança de 1 ano e 7 meses pode variar desde cerca de dez palavras a até 50. Talvez seu filho já consiga juntar duas palavras, e esteja começando a usar mais verbos para expressar ações. E há aquelas que ainda não estão muito interessadas nessa história de falar. 

São comuns o "quer", o "pular", e o uso de pronomes, como em "me dá". Muitas crianças com esta idade também já conhecem bem termos de direção, como "fora", "dentro", "em cima" e "embaixo". 


Você pode fazer um teste: quando estiver lendo uma historinha que seu filho já ouviu mil vezes, pare em certos pontos do texto e deixe-o completar a frase. Por exemplo, na história dos três porquinhos: "Eu vou soprar, soprar, soprar e a casa..." -- talvez ele grite: "Derrubar!". 

Virar as páginas de livros com figuras, conversando sobre elas, é uma boa maneira de aumentar o vocabulário da criança. Vá além de só dizer o nome da coisa: "Olha o cavalo branco! Os cavalos são grandes, correm bastante, e às vezes dá para andar montado em cima deles." 

Arrastar é aprender

Crianças pequenas aprendem ao "fazer coisas" com os objetos: tocar, segurar, arrastar, atirar. Por isso estão sempre querendo mudar as coisas de lugar. Os especialistas chamam isso de "aprendizado motor": elas estão sempre testando o tamanho, o peso e a forma das coisas. 

Escolha os brinquedos com cuidado. Os preferidos são livros de páginas duras, instrumentos musicais, blocos de encaixar, potes de empilhar e colocar um dentro do outro, telefones e brinquedos de puxar ou empurrar. Verifique com cuidado se não há peças que possam se soltar, para evitar o perigo de ele engasgar.


Corre-corre

Seu filho anda tentando correr? Ele pode parecer meio desajeitado, mas é assim mesmo. Tombos são inevitáveis -- procure mantê-lo afastado de quinas. Lembre-se também de que o senso de distância da criança ainda não é bem desenvolvido: ela pode decidir "brecar" tarde demais, portanto é preciso tomar cuidado com escadas. 
Ele adora andar de todo jeito: de costas, de lado, subir e descer degraus... Se encontrar uma rampa, então, você não vai conseguir arrancá-lo de lá tão fácil. 


Disciplina e respeito

O que significa "disciplina" para você? É uma pergunta essencial na sua vida de mãe (ou pai). Se para você disciplina é treinar seu filho a fazer o que você quer que ele faça, você vai acabar frustrada, porque dificilmente vai funcionar. 

Melhor pensar que disciplina é ensinar à criança quais são comportamentos aceitáveis ou não, mostrando os limites. Assim você ajuda a criar uma pessoa responsável e independente. 

- Crie regras simples. Se não pode pôr o sapato no sofá, não pode. Mantenha-se firme para que a regra funcione. 
- Não perca o senso de humor. Seu filho ainda é uma "obra aberta", e muitas vezes ele simplesmente não vai fazer o que você precisa que ele faça. 
- Leve em consideração que bater só ensina a criança a ter medo, e que a agressão não é um meio aceitável de solucionar problemas. 
- Dê a bronca, mas fique brava com o comportamento dele e não com a pessoa dele. Há uma grande diferença entre dizer "Que coisa feia!" do que "Que menino feio!". 

Mudanças no ritmo de sono

Com esta idade, as crianças dormem em média 13 horas por dia. Muitas já abandonaram a soneca da manhã, mas ainda dormem umas duas horas à tarde. 

Caso você ache que o sono da tarde está tirando o da noite, causando escandâlos na hora de dormir, pode experimentar trocar o soninho de depois do almoço por um período de descanso, sem que necessariamente ele chegue a adormecer. 

Agora que seu filho está bem ágil, cuidado com travesseiros, bichos de pelúcia e protetores de berço. Eles podem servir de plataforma para o malandrinho pular a grade. Se isso acontecer, você pode ter de começar a pensar em passá-lo para uma cama.



referência: 
http://brasil.babycenter.com/a3400518/a-crian%C3%A7a-de-1-ano-e-7--meses#ixzz2uFCM6LFq

Resumido: por mamãe Daiane



                              Um beijinhos a todos e até o próximo post 

Um comentário: